GT Itatiaia

O Grupo de Trabalho Itatiaia da FEMESP representa o canal de comunicação dos montanhistas paulistas com o Parque Nacional do Itatiaia. Seu objetivo é garantir a prática do montanhismo no parque, promovendo condutas de mínimo impacto e contribindo para a conservação do ambiente.

Responsáveis: Pedro Refinetti e Milton Dines.

A seguir, algumas atividades desenvolvidas pelo GT.

1.

Termo de Cooperação Técnica e Aditivo
Em agosto de 2003 as Federações do Rio de Janeiro e São Paulo assinaram um termo de Cooperação técnica com o PARNA Itatiaia. Esse importatante marco estabelece o relacionamento formal entre as instituições, com o reconhecimento da nossa representatividade pelos órgãos públicos. Veja o documento original (.pdf - 114kb) e o termo aditivo. (.pdf - 33kb)

2.

Participação no Conselho Consultivo e na Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo.
Desde outubro de 2005 a FEMESP e a FEMERJ integram o Conselho Consultivo (CC) e a Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo (CTME) do PNI, colaborando para o desenvolvimento de políticas que garantam o acesso de montanhistas e promovam a conservação do ambiente. Para saber mais sobre as datas das próximas reuniões e acessar os documentos produzidos acesse www.ibama.gov.br/parna_itatiaia

3.

Folheto Trilhas do Planalto.
No dia 14 de junho de 2006, foi realizada a cerimônia de comemoração dos 69 anos do Parque Nacional do Itatiaia. Pela primeira vez, essa data foi comemorada no Planalto, no abrigo Rebouças, comandada pelo Sr. Walter Behr, diretor do Parque. Na ocasião, em atendimento a uma demanda da CTEM, a Femesp e a Femerj apresentaram o folheto Trilhas do Planalto, elaborado pelo CEU, com colaboração de diversas pessoas de outros clubes e instituições.

O folheto, que está sendo distribuido aos visitantes do Planalto, apresenta as principais trilhas daquele setor do PNI, plotadas sobre uma base topográfica em escala 1:20.000, um modelo digital do terreno, fotos dos principais atrativos e uma descrição de cada trilha, além de recomendações sobre o mínimo impacto. Desse modo, os montanhistas colaboram com o Parque desenvolvendo um conjunto de informações para o uso das trilhas, reduzindo o risco de as pessoas se perderem e aumentando a satisfação da visita, orientada por um conjunto suficiente de informações que deverá ser complementado, no futuro, por um sistema adequado de sinalização.

Veja o folheto de Trilhas do Planalto: Frente e Verso.

4.

Participação no GT Escalada e colaboração nas Regras Gerais de Escalada no PNI
Em dezembro de 2006 criou-se um Grupo de Trabalho (GT) voltado aos aspectos institucionais da escalada no Parque Nacional do Itatiaia. A FEMESP, junto à FEMERJ e outras instituições de montanhismo, compõe o GT que tem como coordenador o Responsável pelo Uso Público da Parte Alta, Daniel Toffoli, analista ambiental do PNI. Para maiores detalhes sobre o GT, clique aqui.

IMPORTANTE: Antes de iniciar uma conquista de via de escalada no Parque Nacional do Itatiaia, leia atentamente as Regras Gerais de Escalada já aprovadas pelo Grupo de Trabalho em 16 de fevereiro de 2007.

REABERTURA DA PAREDE DO ÚLTIMO ADEUS
Após anos fechada para escaladas, a parede do Mirante do Último Adeus foi reaberta, conforme normas aprovadas pelo Conselho Consultivo do PNI em 25 de janeiro de 2007. Para conhecê-las, clique aqui.