Como fundar um clube?

Os procedimentos para fundação de um Clube são relativamente simples. Aqui você encontra um conjunto de modelos e documentos para ajudar nessa tarefa. Antes de fundar um Clube, é bom lembrar, o mais importante é a existência de um grupo de pessoas com objetivos comuns que acreditem na prática saudável e ambientalmente correta do montanhismo. Partindo daí, o resto fica mais fácil.

Para começar, procure o cartório local de registro de pessoas jurídicas, pois as exigências mudam de cidade para cidade. O roteiro básico é o seguinte:

1.

Preparar um Estatuto que reflita o mais fielmente possível a realidade do Clube. Apesar de não ser exigência legal, a FEMESP exige que os clubes filiados adotem um Código de Ética similar ao da Federação. Este documento pode ser independente, fazer parte do Estatuto ou pode ser substituído por uma declaração formal do Clube afirmado seguir o Código de Ética da Federação.

2.

Redigir e assinar uma Ata de Fundação, onde deve obrigatoriamente constar a primeira Diretoria. O Estatuto deve ser parte integrante dessa Ata, como anexo.

3.

Registrar a Ata de Fundação e o Estatuto no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca local (cidade principal da região).

4.

De posse dos documentos registrados no Cartório, proceder ao registro junto ao CNPJ e obtenção do respectivo número de cadastro. Este procedimento é feito de acordo com as instruções constantes no site da Receita Federal (www.receita.gov.br).


Modelos de documentos:

É isso! Aguardamos seu pedido de filiação, que teremos prazer em analisar.
Boas caminhadas e escaladas!